Pages

14.5.10

Perguntas e Respostas

Quem é a ETNO BOTÂNICA®?
ETNO BOTÂNICA é a empresa responsável por pesquisar, desenvolver, inovar e oferecer ao mercado mundial da moda produtos têxteis sustentáveis fabricados segundo normas e critérios de certificação internacional, contemplando em suas ações desde o cultivo das matérias-primas (fibras e corantes naturais) até a custumização e acabamento dos produtos finais.

Como surgiu a ETNO BOTÂNICA® ?
A ETNO nasceu do desejo de mudar a realidade do nosso planeta, para uma nova realidade na qual o homem e a natureza possam coexistir em perfeita harmonia. A ETNO traz Inovação para a indústria têxtil, por meio de processos industriais “Eco-Friendly” que possibilitam oferecer ao mercado roupas ecologicamente corretas produzidas com ALGODÃO ORGÂNICO  e CORANTES NATURAIS. É também SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, ao criar oportunidades para agricultores e comunidades rurais, formando uma nova rede de fornecedores de matérias-primas renováveis.


O que é um produto têxtil orgânico ?
O diferencial do produto têxtil certificado como PRODUTO ORGÂNICO de outros que venham a ser produtos feitos com algodão orgânico, é que não só o algodão é certificado mas sim, todas as etapas industriais para a sua fabricação também o são. Todas as etapas de sua industrialização pelas quais passaram o Algodão após a colheita, como descaroçamento, fiação, tecelagem, tinturaria, confecção e embalagem TODAS as etapas foram inspecionadas e certificadas como processamento que respeita todas as normas e critérios da certificação orgânica.

Qual a diferença entre um produto ecológico e um produto orgânico?
No Brasil não existe normas e critérios oficiais para produto ecológico, diferente da Europa que já tem normas e critérios para esta categoria de produtos. A principal diferença entre produto ecológico e produto orgânico é a CERTIFICAÇÃO, onde para um produto ser comercializado como PRODUTO ORGÂNICO ele possui laudos e documentos que comprovam a sua origem e rastreabilidade de todas as etapas de sua industrialização, garantindo assim a veracidade de sua classificação ao consumidor.
A legislação existente (EUROPÉIA) é a única que até o presente apresenta parâmetros definidos pela comissão C 339 - Comissão da Comunidade Européia de 1999/178/CE. Referente a categoria para “produto ecológico” esta comissão deliberou: DECISÃO DA COMISSÃO de 17 de Fevereiro de 1999 que estabelece os critérios ecológicos para a atribuição do rótulo ecológico comunitário a produtos têxteis [notificada com o número C(1999) 339] (Texto relevante para efeitos do EEE) - (1999/178/CE). Fonte: <
http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/pdf/textiles/l_05719990305pt00210030.pdf>

 O que é algodão orgânico ?
O algodão orgânico é obtido em sistemas agrícolas sustentáveis, mediante o manejo do solo e da proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana, animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a biodiversidade. O Algodão Orgânico protege nossos bens naturais porque dispensa o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos nocivos.

Qual a diferença entre algodão orgânico e algodão convencional ?
A história do cultivo de algodão no Brasil é muito antiga. Hoje o cultivo de algodão Sem o Uso de Agrotóxicos está praticamente EXTINTO. As plantações de algodão convencionais são campeãs mundiais no uso de AGROTÓXICOS e PESTICIDAS. Causando DOENÇAS e MORTE para milhares de agricultores e animais, poluindo o solo, o ar e a água.

O que é um corante natural ?
São substancias encontradas na natureza, em algumas plantas (nas folhas, flores, frutos, raízes, cascas e cernes) e em alguns animais (insetos e moluscos), estas substancias conferem cor a superfície de diversos materiais incluso a pele humana, e com auxilio de fixadores e mordentes de origem natural podem ser capazes de tingir fibras têxteis, palhas, talos e cipós.

13.k. Qual a diferença entre corante vegetal  e pigmento  natural ?
Os corantes são substancias de origem vegetal ou animal que são solúveis em água, já os pigmentos são substancias de origem vegetal e/ou mineral insolúveis em água, estes últimos necessitam de um agente de dispersão para estarem em suspensão na água.
Entre os corantes naturais mais  conhecidos estão a bixina do urucum, a curcumina do açafrão-da-terra e os taninos da casca da romã e do cerne e cascas de arvores como a Moreira e o Jatobá.
Entre os pigmentos naturais mais conhecidos estão o Índigo da Anileira, lacas como o carmim de cochonilha, as argilas coloridas modificadas e o carvão vegetal.

O que é Cadeia Têxtil ?
Chamamos de Cadeia Têxtil todas as etapas da industrialização de uma fibra têxtil desde o seu beneficiamento primário após a colheita até a confecção da roupas produzida a partir do tecido gerado na sua industrialização. Fazem parte desta cadeia todas as Industrias responsáveis por cada etapa de transformação desta fibra têxtil: beneficiamento, fiação, tecelagem, tinturaria, confecção e distribuição. 

O que é Certificação Orgânica ?
O certificado de produto orgânico é emitido por entidade de respaldo internacional na área; Deve atender a uma série de requisitos, dentre eles, deve-se garantir que naquela propriedade rural onde foi cultivada a matéria-prima a ser certificada não tenha sido utilizado nenhum insumo químico há pelo menos três anos desde o início da colheita que se pretende certificar; A não utilização de sementes e insumos de origem OGM’s (organismos geneticamente modificados).
O diferencial da Certificação Orgânica de nossa cadeia têxtil de outros que venham a ter produtos feitos com algodão orgânico, é que não só o algodão é certificado mas sim, todas as etapas industriais também o são.
Nos casos onde as empresas não certifiquem toda a cadeia estas não podem colocar um Tag escrito Produto Orgânico na roupa e sim apenas escrever na composição do produto que é feito com algodão orgânico.
Os selos de certificação orgânica seguem normas relativas ao mercado onde serão comercializados os produtos certificados como orgânicos:
- USA quem estabelece as leis é o USDA (United States Departament of Agriculture) por meio do NOP (National Organic Program).
- Comunidade Européia quem regulamenta a produção Orgânica é CONSLEG - (Office for Official Publications of the European Communities) que regulamentou a COUNCIL REGULATION (EEC) No. 2092/91 de 24 Junho 1991 (on organic production of agricultural products and indications referring there to on agricultural products and foodstuffs).
- Brasil o decreto de lei junto a legislação brasileira ainda não foi assinado pelo Presidente da República, para o mercado nacional as empresas certificadas seguem as normas e critérios adotados por certificadoras como o  IBD Certificações.